sábado, 5 de dezembro de 2009

filosofia jónica e itálica



Um cristão apenas nas letras eclesiásticas, talvez ignore os nome dos platónicos e não saiba que em língua grega houve duas correntes filosóficas -a jónica e a itálica. Não é, porém, tão surdo para as coisas humanas que desconheça que os filósofos se dedicam ao estudo e à prática da sabedoria. Todavia acautela-se dos que filosofam em conformidade com os elementos deste mundo, e não em conformidade com Deus por quem o mundo foi feito. É que ele está avisado pelo preceito apostólico a que presta com atenção com fé:

"Acautelai-vos não vos deixeis enganar pelas vãs seduções duma filosofia conforme aos elementos do mundo..."

Mas para que não se pense que todos são assim, ouve também o que o que também o que de alguns diz o Apóstolo:

"Porque [o que] de Deus se pode conhecer está patente. O próprio Deus o manifestou. Desde que o Mundo existe, as suas perfeições invisíveis tornaram-se visíveis ao espírito por meio das suas obras, bem como o seu eterno poder e a sua divindade."

(...) Um cristão pode desconhecer as obras literárias desses filósofos; pode não saber usar, nas suas discussões, de termos que não aprendeu; pode não saber chamar: natural com os latinos, ou física, com os gregos, a esta parte da filosofia que rata do estudo da natureza; racional ou lógica à outra em que se procura a maneira de atingir a verdade; moral ou ética àquela em que se trata dos costumes, dos fins bons a atingir maus a evitar. Mas o que este Cristão não ignora
é o que é do único, verdadeiro e perfeito Deus que recebemos a natureza, pela qual fomos feitos à sua imagem; doutrina, pela qual o conhecemos a Ele e nos conhecemos a nós; e a graça, pela qual nos tornamos felizes , unindo-nos a Ele.
(...) Os que estão de acordo connosco são os que têm semelhante concepção de Deus, quer eles sejam platónicos, quer ele sejam quaisquer outros filósofos de qualquer. Mas pareceu-nos preferível tratar destas questões com os platónicos porque as suas obras são mais conhecidas.
_________
tópicos de, 'A Cidade de Deus'

Sem comentários:

Enviar um comentário